
- Gestão de Restaurante
06/05/2022
Saiba como deixar seu cardápio ainda melhor e atrair clientes
Introdução
No seu restaurante, o primeiro contato com seu produto que o cliente terá, assim que sentar à mesa é através do seu cardápio. Ele pode até observar o que os outros estão pedindo, mas um menu bem feito pode conquistar os olhos do consumidor antes do seu paladar.
Por isso, é sempre bom estar de olho nas novidades para deixar seu cardápio cada vez melhor, atraindo mais clientes.
Também é importante pensar no delivery e redes sociais, pois muitas vezes o seu possível cliente poderá encontrar seu cardápio na internet e isso pode ser algo que vai definir a decisão dele de onde irá comer.
Então vem conferir essas ótimas dicas para fazer o cardápio do seu estabelecimento bombar.
Boa leitura.
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Cardápio de restaurante: entenda como começou!
Cardápio vem da junção das palavras em latim charta (papel) e dapes (iguarias) e surgiu como um papel onde se listam os pratos de um banquete, geralmente usando nos palácios reais. O que se tem documentado como mais antigo é o cardápio do Banquete oferecido por Luís XV, rei da França, em 1751, e lá estavam listados 48 pratos, contendo sopas, carnes e sobremesas. Foi desenhado por Brian de Sainte-Marie, artista e calígrafo da época. Desde então, cardápios passaram a ser comuns não só nas cortes reais, mas também em restaurantes chiques e eventualmente foi se tornando algo popular em vários outros estabelecimentos.Como organizar um cardápio?
É importante que o cardápio siga uma lógica para que o seu cliente possa encontrar facilmente o que ele busca, então, a melhor forma é organizar os blocos pensando na ordem em que ele irá comer.Aperitivo
O primeiro bloco são os aperitivos, principalmente esse seu restaurante recebe happy hours, pois os consumidores vão querer algo para beliscar enquanto bebem, ou até para esperar mais convidados chegarem.Entrada
Na sequência vem as entradas, que são pratos maiores, porém leves, sendo apenas um preparo para refeição principal.Prato principal
Esse é o bloco principal, pois muitas vezes o cliente escolhe a entrada e a sobremesa baseados no prato principal. Não precisam vir em primeiro, mas é interessante que esse bloco tenha um bom destaque para chamar a atenção.Carnes
Também são pratos que geralmente merecem um destaque, principalmente no Brasil onde são a preferência de muitos consumidores, então vale colocar as carnes próximas ao prato principal, com um certo destaque também.Sobremesas
Como dissemos, as sobremesas muitas vezes são escolhidas para complementar os pratos principais, sendo assim você pode colocá-las numa sequência em que tenham coerência com a sequência de pratos, assim cria uma relação na mente do cliente que auxilia a sua escolha.Bebida
Assim como os aperitivos, as bebidas devem vir mais ao final do cardápio, e sempre num bloco separado, com algum destaque, até porque, muitos clientes podem querer beber algo enquanto se decidem pelo que pedir para comer.
Como classificar os produtos?
Primeira coisa é entender que seu cardápio não precisa ser gigante, mas, ao mesmo tempo é interessante ter opções variadas e inclusivas. Sempre separe pratos para quem tem restrições alimentares em blocos únicos é com algum destaque para ficar fácil de ser encontrado.Pratos veganos e vegetarianos
Cada vez mais pessoas aderem aos movimentos do veganismo e vegetarianismo, desde motivos ideológicos até questões de saúde, por isso, estabelecimentos sem essas opções podem estar perdendo uma grande faixa do mercado consumidor. Não precisa encher seu cardápio de opções veganas e vegetarianas, mas é interessante ter pelo menos 2 ou 3 pratos para promover essa inclusão.Sem lactose ou sem glúten
Muitas pessoas, principalmente crianças, têm problemas quanto ao glúten e lactose, então vale a pena ter essas opções no seu cardápio, pensando principalmente nas famílias que vão ao seu restaurante e querem comer juntas.Adicionais
Por fim, os adicionais são interessantes para oferecer mais variedade para cliente-la, mas não é uma regra, vai depender de como você pensou seus pratos e assim decida se cabe ou não oferecer.Quais são os tipos de cardápios?
O nome indicava que cardápio era um papel listando as iguarias, só que a tecnologia chegou e hoje temos vários tipos para oferecer aos clientes.Cardápio tradicional
Impresso em papel e muitas vezes laminados, esse é aquele cardápio que estamos mais acostumados, e ainda muitos clientes preferem, então ainda vale a pena tê-los no seu estabelecimento.Cardápio digital WhatsApp
O problema dos cardápios tradicionais é que tem um custo de impressão, e se forem laminados então, são ainda mais caros. Outro problema é que a cada alteração nos preços, ou você precisa imprimir novamente ou rasurar os cardápios atuais, o que não é tão legal. Por isso que os cardápios digitais têm ganhado força, inclusive porque você pode enviar para o WhatsApp do cliente, antes mesmo dele chegar ao estabelecimento, funcionando até como uma propaganda do seu restaurante.Cardápio virtual
Essa opção é semelhante ao cardápio digital, porém pode ser feito em um site ou aplicativo específico, no qual o cliente acessa pelo celular ou computador, e onde você pode atualizar preços e pratos sempre que quiser.Cardápio digital para delivery
O dono de restaurante mais esperto sabe que para o delivery não tem como ser o mesmo cardápio, por isso, ter uma opção específica ajuda muito, nesse caso, com um cardápio digital. Nos aplicativos de delivery em geral é possível colocar produtos específicos para entrega.Cardápio em braile
Novamente falando sobre inclusão, ter cardápios em braile é importantíssimo para facilitar a vida dos deficientes visuais. Também tem opção de colocar assistente de voz nos cardápios virtuais que promovem bastante acessibilidade.