Máquinas e Equipamentos para Gastronomia

Pizza, um prato que vem da Cultura do Povo.
  • Curiosidades
  • pizza
29/01/2020

Pizza, um prato que vem da Cultura do Povo.

de Laura Guerra - Itália

Há algo misteriosamente original e extraordinariamente cotidiano na pizza. Um núcleo, uma semente, uma sabedoria que pode ser lida e entendida também com a religião e a fé.

Quem nos fala, um pouco, sobre isso é o monsenhor Doriano Vincenzo De Luca, pároco da Comunidade da Imaculada Conceição em Capodichino, jornalista - diretor da revista Ianuarius e diretor adjunto do semanário diocesano Nuova Stagione, e titulado de Prelado de San Gennaro.

  • O que significa a palavra “pizza”?

As origens da etimologia são incertas, no entanto, entre as mais credenciadas, temos "placunta" que é placenta do grego e "bissen" do alemão, que imediatamente assume o valor de origem de compartilhamento.

  • Significados que parecem aprendidos, como eles se combinam no mundo das pizzas de hoje?

O senso etimológico se torna senso comum nos gestos repetidos dos pizzaiolos e quando todos nós comemos uma pizza. De onde começa um chef? De uma massa simples feita de alguns ingredientes essenciais: farinha, água, fermento, um pouco de sal. O todo é uma massa que gera uma bola protuberante; cada pizzaiolo tem sua própria massa com a qual ele tece um diálogo secreto de confiança feito com a segurança de que ele será capaz de preparar e cozinhar uma pizza que outros compartilharão. Porque comer juntos tem um significado enorme. Quando chega à mesa, torna-se - refletindo o pensamento de Benedetto Croce - o patrimônio de todos, não é mais o patrimônio do chef, torna-se patrimônio de quem o come, nutre o valor do convívio.

  • As referências simbólicas dos ingredientes do Evangelho não faltam.

Na Última Ceia, Jesus disse: "Quem mergulhar o pedaço no prato comigo, me trairá" e nas páginas do Evangelho de Mateus lemos A Parábola do Fermento que define os discípulos como "Sal da Terra". A profissão de pizzaiolo é popular, parece estar longe da dimensão teológica. Eu gosto de definir o “saber” do pizzaiolo como uma teologia inconsciente; até o Papa Francisco costuma se referir em seu Magistério à "Teologia do Povo". Popular não significa trivial, desatualizado ou inútil. O chef tem tarefas muito importantes: ele gera, guarda, transfere, transforma. Nas famílias dos chefs de pizza, isso acontece todos os dias, com simplicidade e sem tratados, às vezes com poucas ferramentas profissionais, mas com um precioso conhecimento cultural aprendido. Esse processo inconsciente, a transformação de entregar sem trair as origens é um grande valor cultural.

  • Vamos falar sobre o valor social desta profissão.

Viver no trabalho é muito importante, poder afirmar e apoiar a família dá dignidade e satisfação. Além disso, há uma recuperação do artesanal e amassar, temperar, cozinhar e servir pizza, nos últimos anos foi reavaliada: é um ¨saber¨ que não é inventado e é certo que seja reconhecido nacional e internacionalmente. O artesão tem a mesma raiz da arte e uma pizza é uma obra de arte entregue ao mundo. <a href="http://www.freepik.com">Designed by prostooleh / Freepik</a>

 

Conheça nossa laminadora de massa Reemaq!

Voltar
  • Compartilhe:
FALE COM UM CONSULTOR

Fale com um especialista
pelo WhatsApp

Carregando

Carregando

Controle sua privacidade

Ao continuar navegando pelo site, você estará aceitando expressamente as condições da nossa política de privacidade. 

Política de Privacidade
Rejeitar
Aceitar