
- Gestão de Restaurante
- Delivery
22/04/2020
Os resultados do Delivery
Se havia alguma dúvida de que o delivery é a saída mais eficaz e rápida para muitos negócios durante a crise e, principalmente, uma implementação necessária após ela, separamos alguns números para ilustrar.
O delivery no mundo
Desde 2013, a consultoria Statista acompanha o desempenho do delivery no mundo. Nestes 7 anos, o segmento cresceu 190% e em 2019 faturou US$ 107,4 bilhões. No Brasil, considerado um mercado jovem para o setor, o faturamento foi de US$ 2,4 bilhões.- Curiosidade: o maior mercado de delivery no mundo é a China, o país faturou 40 bilhões, em 2019. Os EUA ficam em segundo com US$ 22 e a Índia em terceiro com US$ 7.
O Brasil e o delivery online
Como mencionado acima, o Brasil é um território inexplorado quando o assunto é delivery. Por aqui, ainda não temos como prática pedir qualquer coisa via delivery, como na China e nos EUA, porém este comportamento está mudando com a pandemia e, segundo especialistas, tende a estabelecer um novo padrão. Ao olharmos para alguns dados vemos que 15% da população - que não usava o serviço - passou a utilizar durante a pandemia. É importante destacar que esse crescimento não é exclusivo de produtos prontos para o consumo (pizza, hambúrguer, etc), mas de farmácias, pet shops, mecânicas, supermercados, etc.O crescimento começa no interior
Dados da Delivery Much mostram um crescimento, em apenas uma cidade da rede, de mais de 350% nos pedidos em supermercados no início da pandemia e uma estabilização, ainda acima do movimento natural, na primeira quinzena de abril. A boa notícia é que o crescimento não fica restrito a supermercados. Os dados mostram que os pedidos feitos em restaurantes se mantiveram estáveis no início da pandemia e voltaram a crescer no ritmo esperado na primeira quinzena de abril.Não é só uma tendência
O fato é: este comportamento se mostra longevo e o crescimento dos players de delivery online está acelerando a transformação digital em várias empresas, como a BRF e a BV. O mais interessante é que na carona dessas grandes companhias pequenos empresários e artesãos estão passando de um modelo analógico para a venda online e, em consequência, ao delivery. Uma matéria da Exame mostra que hoje você pode comprar um pulseira de cristal feita a mão no alto xingu diretamente no site da Magalu. Uma leitura interessante para entender: Pandemia força empresas evoluir 20 anos em 20 dias.Mas como faz?
Quando falamos em delivery é comum lembrarmos de um carinha em uma CG com uma bag nas costas. A imagem é uma representação única das várias possibilidades que o delivery propícia para negócios e clientes. Algumas delas são:- delivery tradicional: vender seus produtos via telefone;
- delivery online: vender seus produtos em um app ou site de delivery;
- drive thru: vender seus produtos para retirar no local (sem o cliente precisar descer do carro);
- Take away : produtos rápidos vendidos online para serem retirados na loja;
Foco na experiência
Pessoas, são elas que fazem o seu negócio, tanto internamente (sua equipe), quanto externamente (clientes e sociedade). Por isso, a experiência deve estar focada em pessoas e não apenas em um grupo delas. Para ilustrar o quanto isso é representativo, na pesquisa da consultoria Croma, que perguntou para mais de 4 mil pessoas quais são as marcas mais relevantes durante a pandemia, todas as empresas lembradas estão investindo em trabalhos sociais e na entrega de experiências. Além disso, 43% das pessoas dizem que gastariam mais em refeições se parte do dinheiro fosse destinada a causas sociais. Construa um processo valoroso e coloque as pessoas no centro. Isso vai ajudar você a construir uma marca sólida e a inspirar outras marcas a fazer o mesmo. Por hoje é isso, Ivanir França Especialista em Conteúdo Delivery Much Brasil