Gestão de Restaurante
20/09/2022

Organograma de uma padaria: como fazer hierarquia de funções

Muitos empreendedores no Brasil começam um negócio fazendo tudo sozinhos ou mesmo em família, e talvez esse seja até o seu caso. Esse modelo pode funcionar, temos muitos exemplos disso, mas no longo prazo é difícil sustentar, pois à medida que a operação vai crescendo, as tarefas começam a se complicar. Por isso que você tem que pensar no organograma de uma padaria para otimizar as operações no seu estabelecimento, focando sempre em conseguir atender a sua demanda de consumidores da melhor forma possível. No artigo de hoje vamos trazer algumas dicas práticas para que você possa organizar adequadamente as funções na cozinha e no salão do seu estabelecimento para que tudo funcione de maneira eficiente. Boa leitura.

O que é um organograma?

O organograma de uma padaria deve seguir o mesmo padrão daqueles utilizados nas empresas em geral, que trata-se basicamente de um estrutura gráfica onde fica ilustrado a hierarquia das funções e dos cargos de uma operação. É uma maneira bem visual e simples para que todos os colaboradores possam entender o seu papel na estrutura organizacional da empresa, e isso facilita inclusive a adaptação de novas contratações. Empresas grandes costumam usar organogramas, justamente por conta do número gigantes de funcionários e funções, mas mesmo que você tenha uma operação pequena ou mediana, essa estrutura pode ser muito eficiente.

Por que fazer o organograma de uma padaria?

O maior objetivo de um organograma é criar uma rotina de atividades mais assertiva, uma vez que os funcionários vão saber exatamente o que é preciso fazer para que a operação funcione. Em especial para novas contratações, o organograma permite uma adaptação mais simples, pois uma vez que ele esteja desenhado, mesmo cargos que ainda não foram contratados, já vão entrar sabendo o que fazer. Numa padaria não é diferente, afinal, são muitos preparos de alimentos, tem atendimento aos clientes, recebimento de mercadoria e muito mais, portanto, organizar isso vai fazer com que a operação flua de forma bem mais agilizada. padeiro abrindo a massa em uma mesa lisa seguindo os cargos do organograma

Quais são os cargos de uma padaria?

Lembrando que esses cargos vão variar muito dependendo do tamanho de cada operação, então aqui estamos considerando uma padaria funcional e completa para desenhar o quadro de funções. Os principais cargos da padaria são os seguintes:
  • Proprietário
  • Gerente
  • Chefe da Cozinha
  • Diretor de Marketing
  • Vendedores
  • Caixa
  • Motoristas delivery
  • Limpeza
Optamos por trazer esses cargos que são mais ligados ao operacional de uma pequena ou média padaria, pois ainda podemos considerar outras funções como agentes de segurança, responsável financeiros, gestor de compras, entre outros. O mais importante é desenhar o organograma com esses cargos e suas funções de forma hierárquica para cada colaborador saber a quem reportar-se.

Como fazer o organograma de uma padaria?

Quando você sabe quais são os cargos que sua padaria precisa, é mais fácil estabelecer funções para cada um deles, é o momento ideal para montar esse organograma antes mesmo do negócio abrir. Sabemos que a realidade de muitos não é bem assim e a operação vai desenrolando de forma orgânica, então o proprietário vai contratando novas funções à medida que as demandas vão se fazendo necessárias. Então, se sua padaria já funciona há tempos e você precisa organizar as funções ou mesmo se vai começar um novo negócio, siga essas dicas e monte um organograma funcional.

1. Defina quais são os cargos

Falamos ali em cima de alguns cargos que compõem a espinha dorsal das principais operações de padarias, porém a sua realidade pode demandar outras funções, como por exemplo garçons caso seu estabelecimento ofereça refeições no local. Também vale dizer que os cargos podem ser acumulados por uma mesma pessoa, como em casos que o dono/ceo também é o gerente, mas mesmo assim, as funções precisam ser bem definidas, pensando na eventualidade de que outro funcionário assuma um dos cargos no futuro.

2. Defina as funções de cada cargo

Aqui é importante você pensar nas funções de cada cargo de uma forma que façam sentido na hierarquia e também esteja de acordo com as competências do funcionário para não criar uma situação que seja contraprodutiva. Um exemplo disso é ter um padeiro que também precise atender o caixa, eventualmente isso gera um conflito que pode comprometer a qualidade de um dos serviços. Claro que à medida que seu negócio vai crescendo, a ideia é que as funções vão se tornando cada vez mais específicas, e aquele cargo que acumulava passa a dividi-las.

3. Preveja novas funções e contratações

Complementando o tópico anterior, é importante para o organograma de uma padaria considerar o surgimento de novas funções e também de novas contratações para justamente facilitar a adaptação dos funcionários. Por exemplo, se você está com um negócio físico prosperando, o passo natural é que você implemente também um sistema de delivery eventualmente, então é ideal que o organograma já tenha isso desenhado.

4. Crie um fluxograma desenhando a estrutura hierárquica

Estabelecer uma hierarquia no organograma é importante para que as responsabilidades do gestor sejam diluídas, fazendo com que os cargos se reportem ao que está diretamente acima na estrutura. Isso evita que o gestor ou dono precise fazer micro gerenciamentos que tomam muito tempo e não são muito produtivos.

5. Compartilhe o organograma da padaria com a equipe

O organograma da padaria só funciona se toda a equipe compreender ele na sua totalidade, por isso ele precisa ser simples e direto, e também deve ser de fácil acesso a todos. Compartilhe uma cópia com cada colaborador e se possível mantenha uma versão impressa em um local que todos possam consultar de tempos em tempos. padeiro com uma madeira de mistura da massa gerenciando o organograma de uma padaria

Como gerenciar uma equipe de padaria?

Um organograma bem estruturado facilita muito a vida do gestor que pode dividir as tarefas de forma mais organizada e assim otimizar a produção. Também permite que você entenda o quadro geral e possa desenhar as estratégias para poder fazer investimentos no negócio, contratando colaboradores pontuais para suprir a necessidade de determinadas funções. Gerenciar uma equipe é uma tarefa que toma tempo, e para te ajudar e ter mais autonomia, tenha equipamentos na padaria que otimizem a produção.

Confira a lista de produtos da Reemaq para padarias e otimize os processos do seu estabelecimento!

Conclusão

O organograma para padaria é um ferramenta ótima para que você possa organizar os cargos e funções da sua equipe visando uma operação otimizada e mais eficiente. Aplique esses conceitos no seu estabelecimento, junto com bons equipamentos Reemaq e consiga um maior produtividade.
Voltar
Compartilhe: