Gestão de Restaurante
26/09/2022

Gestão de redes sociais: dicas para melhorar a gestão do seu negócio

Hoje em dia é imprescindível que o seu negócio esteja na internet, pois é onde seus consumidores em potencial passam a maior parte do seu dia, e o melhor local para encontrá-los é nas redes sociais. Portanto, é importante fazer uma boa gestão das redes sociais da sua marca, como já falamos aqui no blog, porém, hoje nós  vamos nos aprofundar um pouco mais na prática dessa tarefa. Então, preparamos 7 dicas para que você possa fazer uma melhor gestão das comunicações do seu negócio, utilizando se das redes sociais para atingir seu público de forma mais assertiva e eficiente. Confira nossas dicas e aplique-as no seu restaurante ou padaria. Boa leitura.

7 dicas para melhorar a gestão do seu negócio

A dica principal aqui é que você entenda que feito é melhor que perfeito, então, antes de querer ter a rede social perfeita, tenha ao menos os perfis criados, pois acredite, as pessoas vão procurar seu estabelecimento lá. Isso ocorre tanto para quando a pessoa quer saber mais sobre os seus produtos, mas também para conferir o que as outras pessoas estão comentando sobre seu estabelecimento, e isso é quase que um boca-boca virtual. Uma vez que você tenha os perfis criados, aí sim é hora de aplicar as nossas 7 dicas a seguir que vão melhorar e muito a sua gestão de marca nas redes sociais. touchscreen em uma celular com ilustraçoes de símbolos de redes adequadas para seu negócio

1. Defina quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente

A primeira olhada você pode imaginar que estar presente no máximo de redes sociais possíveis é o melhor caminho, mas nem sempre assim, por alguns motivos. O que muitos empreendedores pensam é que basta replicar o mesmo conteúdo de uma rede para outra, porém cada plataforma tem suas particularidades. Por exemplo, o Tik Tok é um rede que favorece vídeos curtos e tem uma grande adesão com um público mais jovem. Já no Facebook é possível utilizar mais imagens e textos para explicar melhor os produtos, e também é possível atingir um público de uma faixa etária mais velha. Então, entenda seu público alvo e a sua capacidade produtiva para criar as redes sociais que mais tenham a ver com seu estabelecimento.

2. Estabeleça seus objetivos

As redes sociais podem ser um canal de vendas ou apenas de divulgação, então, é importante que você alinhe as suas expectativas ao entrar nesse mundo. Lembrando que número de seguidores não quer dizer número de clientes, na verdade, a construção dessa base forma uma audiência que está interessada em ver o que empresa pública. Formando uma audiência fiel nas suas redes sociais, é possível de fato transformá-los em clientes, aplicando técnicas de marketing. Temos um artigo aqui que pode te ajudar a alavancar suas vendas.

3. Defina o que publicar nas suas redes sociais

Entendendo seu público, quais redes sociais fazem sentido e os objetivos, é o momento de pensar como será a linha editorial das publicações. No segmento de restaurantes, sempre funciona conteúdo de belos pratos, daqueles que abrem o apetite só de olhar. Além disso, algumas dicas de conteúdo podem ser:
  • Bastidores, dia a dia da operação
  • Fotos e vídeos de novos produtos
  • Depoimentos de clientes, sempre com autorização
  • Repost do que seus clientes publicam
  • Promoções
  • Dicas de receitas
E aqui vai uma dica bônus: crie os chamados espaços “instagramaveis” no seu estabelecimento para encorajar os clientes a tirarem fotos e publicarem em suas próprias redes sociais, pois isso gera muito engajamento.

4. Analise seus resultados

Uma das melhores coisas de uma boa gestão de redes sociais é a possibilidade de você ter relatórios em tempo real dos resultados das suas publicações. Dados como horários de maior engajamento, publicações mais populares, idade e localização do público, entre outros, que podem direcionar o seu marketing para ações mais direcionadas ao perfil dos seus consumidores em potencial.

5. Defina a frequência das suas postagens

Seguindo a ideia dos dados do relatórios, isso é uma boa forma de organizar a frequência das postagens, pois isso é muito importante para eficiência da estratégia. As principais plataformas privilegiam a constância e o engajamento, portanto, quanto maior a presença nas redes, mais longe o conteúdo vai chegar. Mas aqui vale planejar seguindo a sua realidade, então, se definir que vai ter 3 publicações por semana, por exemplo, mantenha sempre os mesmos dias e horários para que o público desenvolva identificação.

6. Interaja com seu público

Uma das métricas mais valiosas para as redes sociais é o engajamento, ou seja, o quanto os seguidores interagem com as suas publicações, seja com curtidas ou comentários. Falando especificamente dos comentários, tire um tempo sempre para respondê-los, pois para o consumidor em potencial, isso humaniza a sua marca e estreita laços. Em geral, é sempre melhor responder o comentário para manter a conversa engajada, no entanto, para casos em que haja alguma reclamação, aí vale gerenciar a crise tentando um contato em off para resolver a questão. Mas sempre responda o comentário, mesmo que negativos, nem que seja para avisar que chamou em particular, isso mostra ao público que a empresa se preocupa com o que eles têm a dizer. mulher em seu escritório interagindo com seu público nas redes sociais pelo seu notebook

7. Monitore suas redes sociais

Por fim, pense que as redes sociais do seu estabelecimento são um canal de comunicação e também de divulgação, portanto, ela é importante para a gestão dos seus negócios. Mantenha um constante monitoramento das redes sociais para perceber oportunidades e antecipar tendências, até porque, elas estão sempre sendo atualizadas, então, ficar ligado nas mudanças te ajuda a sair na frente da concorrência. Claro que o melhor caminho é ter profissionais de marketing digital para gerenciar de forma eficiente as suas redes sociais, porém, se o orçamento ainda não comporta esses investimentos, aproveite nossas dicas para gerir por conta. E falando em investimento, seu restaurante pode se beneficiar muito investindo nos equipamentos incríveis da Reemaq, que vão aumentar sua produtividade, e assim sobra tempo para cuidar das redes sociais do seu estabelecimento.

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Conclusão

A gestão de redes sociais já não é mais um diferencial competitivo, é um requisito para manter seu estabelecimento vivo, então o quanto antes você aplicar essas dicas na comunicação online da sua empresa, mais positivos serão os resultados. Acompanhe o blog da Reemaq que sempre temos dicas para auxiliar na gestão do seu negócio, além dos nossos equipamentos para panificadoras e restaurantes que otimizam sua produção.
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